Blog

A influência da cor no paisagismo

cor_no_projeto_paisagistico

A influência da cor no paisagismo

As cores num projeto paisagístico de um jardim funcionam como um trabalho de alquimia – a cor deve ser dosada na medida certa, equilibrada, para produzir não só beleza, mas emoções.

As cores de um jardim precisam ser pensadas como um todo e não isoladamente, para que haja combinação e efeitos entre elas. Um exemplo simples: imagine um vaso com flores amarelas, que tenha como pano de fundo uma parede igualmente amarela. Não haverá realce na planta. O mesmo acontece num conjunto de plantas num jardim – é preciso saber agrupá-las para que elas, em conjunto, produzam beleza e sentimentos.

Grupos de cores provocam reações diferentes e isso se aplica também num projeto de paisagismo. Tonalidades quentes, como amarelo, vermelho e laranja, criam um clima excitante, estimulante. Já o verde, azul, violeta, por serem cores frias, estimulam sentimentos de paz, serenidade, frescor e amplitude. Então, é preciso saber qual é o estímulo que você espera de seu jardim.

Outro ponto importante no planejamento das cores de seu jardim, é o período de floração. Não adianta em nada um estudo minucioso da paleta de cores, se suas plantas florescerem em períodos diferentes. Então é preciso, além das cores, pensar na combinação de plantas que floresçam na mesma época.

É preciso também planejar o equilíbrio entre flores perenes e anuais, para que seu jardim se mantenha vivo o ano todo.

As flores perenes são tipos de vegetais só precisam de boa terra, água e iluminação na medida certa, para viverem “sem prazo para serem substituídas”. Algumas delas podem passar todo seu ciclo de vida em flor. A grosso modo, podemos dizer que plantas perenes ficam mais fortes e belas a cada ano, com os devidos cuidados, claro. Exemplo de flores perenes: hortênsia, sálvia azul, gerânio, astromélia, nêveda.

Já as flores anuais são aquelas cujo ciclo de vida completo dura 12 meses ou menos. Elas germinam, crescem, dão flores, dão sementes e morrem dentro desse prazo, tendo apenas um ciclo de vida. Como exemplo de flores anuais, temos o girassol, amarílis e alguns tipos de rosas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *