Blog

Dicas de Manutenção Agronômica:

dicas_adubacao

Dicas de Manutenção Agronômica

Saiba como adubar suas plantas

A adubação é basicamente, o equilíbrio entre macro e micronutrientes, que determinará a qualidade do solo. Os macronutrientes são os responsáveis pelo crescimento e síntese proteica das plantas, enquanto os micronutrientes são os responsáveis pela sua saúde e resistência, entre outros fatores. Existem adubos orgânicos e químicos e cada um deles são indicados de acordo com as necessidades de nutrientes do solo e de cada espécie vegetal.

Como adubar para ter um substrato de qualidade?

Em plantas frutíferas, a adubação deve ser rica em fósforo (P), que estimulam o surgimento de frutos e flores. Use adubos orgânicos, como a farinha de ossos, ou aplique fertilizantes NPK 4-14-08, de acordo com a indicação da embalagem.

As plantas floríferas também podem receber o fertilizante químico NPK 4-14-18, mas de forma moderada; dos orgânicos, pode ser utilizar o húmus de minhoca, farinha de ossos e esterco bovino.

Para folhagens, aposte no adubo químico NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada nas regas. A opção orgânica para folhagens são os adubos de origem animal, como o esterco de aves.

Para qualquer caso, observe a planta e veja se ela está reagindo bem à adubação.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *