Blog

Dicas essenciais para podar suas plantas

Prancheta 1

Dicas essenciais para podar suas plantas

Primeiramente precisamos falar sobre o item mais importante para realizar essa poda:  A tesoura que você vai usar!

Muitas pessoas acabam utilizando as tesouras de uso comum da casa como tesouras de unha ou de cozinha, NÃO FAÇA ISSO! Compre uma tesoura de poda adequada. Engana-se quem pensa que uma tesoura dessa é cara, elas custam entre 18 a 30 reais em diversos e-commerces por ai.

Dependendo da planta a ser podada você vai precisar de uma tesoura mais forte ou mais delicada. Geralmente uma tesoura de poda comum basta para podar diversas plantas que na sua casa ou jardim de qualquer pessoa.

O conhecimento básico necessário para realizar a poda é saber qual a conformação a planta precisa atingir com o passar do tempo. Se o objetivo for dar altura a planta, é preciso fazer a poda das folhas mais baixas para forçar os nutrientes que a planta está captando no solo a chegarem ao resto das folhas que estão no alto, então, você fará a poda da “saia” da planta para que ela possa crescer mais.

Importante que sua tesoura esteja sempre bem limpa para podar qualquer planta, se você podou uma planta doente ou com alguma praga não se esqueça de lavar bem a tesoura antes de partir para a poda da próxima planta.

Um grupo muito específico de poda são as trepadeiras, os galhos que estão lá embaixo perto do solo pegam os melhores nutrientes do solo e usam primeiro, consequentemente eles ficam com uma aparência melhor e mais viçosa com as melhores flores. Como o intuito da trepadeira é crescer e que seu topo fique mais bonito, nós precisamos podar bem esses primeiros brotos até uma determinada altura para que esses nutrientes possam chegar à copa da planta. Quando podamos trepadeiras, é importante que separemos bem os galhos para não correr o risco de podar o galho principal sem querer. Faça a poda com uma tesoura bem afiada e bem rente ao galho principal.

Se surgir alguma dúvida entre em contato conosco.

Nos siga nas redes sociais

Instagram: @bamboogardenpaisagis

Facebook: /bamboogardenpaisagismo

Youtube: Bamboo Garden – Paisagismo e Agronomia

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *